Cyber Week! Cel puțin 25% reducere la toate* >
O que são classificações IP?

O que são classificações IP?

 

Costuma ver um valor IP na iluminação, mas o que realmente significa esse valor ou classificação? IP significa Índice de Proteção ou classificação de Proteção Internacional. O primeiro número indica o grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo número indica a proteção contra a humidade e poeira. Normalmente, as luzes de interior, como um candeeiro suspenso para a sua sala, um candeeiro de tecto no seu quarto ou um holofote embutido no seu corredor, não precisam de protecção extra porque são IP20 e esse valor é o suficiente para proteger contra a poeira. No entanto, quando se trata de casas de banho e qualquer iluminação exterior, a história é diferente, pois a água e a eletricidade não se podem misturar. Desta forma, para este tipo de área, precisa de um valor IP mais alto. Quanto mais alta a classificação IP, melhor será a resistência da iluminação à humidade e à água.


A classificação IP das lâmpadas

As seguintes classificações IP são as mais comuns em iluminação:

  • IP20: À prova de poeira
  • IP21: À prova de gotejamento (não pode estar em contacto direto com a água)
  • IP23: À prova de chuviscos (não pode estar em contacto direto com a água)
  • IP44: À prova de salpicos (adequado para casas de banho e exteriores, onde estão cobertas)
  • IP54: À prova de salpicos e poeira (adequado para casas de banho e exteriores, onde estão cobertas)
  • IP65: À prova de poeira e protegido contra jatos de água de baixa pressão
  • IP67: À prova de poeira e protegido contra os efeitos da imersão até 1m ou 30mins.
  • IP68: Totalmente à prova de poeira e água (protegido contra longos períodos de imersão)

Quando se trata de uma classificação IP para uso exterior ou numa casa de banho, a mesma é dividida em Zonas onde cada luz precisará de um valor IP diferente.

block 7


Valor mínimo de IP necessário numa casa de banho

A Zona 1 é a área da banheira e do duche da sua casa de banho. Esta área precisa de um valor IP mais alto, uma vez que há muita humidade e água das quais a luz precisa de proteção, portanto, é necessário um IP65 ou superior com uma fonte de luz de 12V. As luzes precisam de ser instaladas a pelo menos 225 cm de distância da parte inferior da banheira ou duche.

Zona 2

A Zona 2 é a área do lavatório e da sanita da sua casa de banho ou dos duches fechados. Esta área não requer um valor alto de IP, pois não há contacto direto com a água quando em uso, portanto, um IP44 é suficiente e todas as luzes precisam de ser montadas a 60 cm da Zona 1.

Zone 2

Zona 3

A Zona 3 são as áreas ao redor da casa de banho onde pode existir humidade, esta área não tem qualquer forma de contacto direto com a água exceto onde ocorre condensação, portanto, o valor mínimo de IP exigido é o IP21.



Valor mínimo de IP necessário para o exterior

BO uso da iluminação exterior também pode ser dividido em zonas. As zonas 1 são áreas totalmente expostas nas quais a luz está diretamente em contacto com todos os tipos de elementos climáticos, como chuvas fortes, neve, vento e granizo e por isso, a lâmpada deve ser capaz de suportar esses elementos e muito mais. Estas lâmpadas irão, desta forma, necessitar de um valor de IP muito elevado, no qual o mínimo é um IP65. Contudo, se a sua lâmpada for montada numa área onde precisa de estar submersa profundamente no solo, precisará de um valor de IP muito elevado de pelo menos IP67 ou acima.

Zona 2

A Zona 2 para uso de luzes exteriores é a zona na qual a luz é montada e na qual a lâmpada não está diretamente exposta a elementos externos, estas são montadas numa área onde existe um telhado ou estrutura que forneça abrigo vindo de cima. Estas áreas, como a sua varanda com telhado alto, alpendres ou garagens com sofitos, exigem um valor de IP mínimo de IP44.

IP

Zona 3

A Zona 3 para o uso de luz exterior é uma área na qual a lâmpada está totalmente protegida contra os elementos externos. Portanto, as áreas tais como telhados cobertos ou grandes sofitos, varandas não expostas ou varandas onde a lâmpada está totalmente protegida de qualquer forma de contacto direto com a água ou elementos climatéricos, necessitam de um valor de IP mínimo de IP23.

emico-featured