Poupe energia com iluminação

Todos temos de enfrentar o facto de termos de poupar energia. Não só devido às elevadas contas de gás e de eletricidade, mas também para ajudar o ambiente e viver de forma mais sustentável. Mas, que medidas pode tomar? Leia abaixo o que pode fazer para poupar energia.


Poupe com iluminação LED

A iluminação LED é a mais eficiente em termos energéticos quando se trata de iluminação. Na verdade, uma lâmpada LED consome 80% a 90% menos energia do que as lâmpadas de halogéneo ou incandescentes. Gostaria de saber mais sobre como pode poupar energia com iluminação LED, e como isso pode ser benéfico para si?


Poupe com a iluminação do ventilador de teto

Sabia que também pode poupar gás e eletricidade com a iluminação do ventilador de teto? Isto porque a maioria dos ventiladores tem um modo de inverno, para além do modo de verão. Quando as lâminas do ventilador giram para o outro lado, o ventilador tem um efeito de aquecimento, em vez de arrefecimento. Além disso, podem ser perfeitamente utilizados como objetos de decoração. Os ventiladores de teto com iluminação emitem luz e consomem, em média, 20 vezes menos eletricidade do que os aparelhos de ar condicionado! Quer saber exatamente como isso funciona?


Iluminação inteligente

Iluminação inteligente é sinónimo de iluminação LED, o que a torna energeticamente eficiente! Mas como também a pode controlar à distância, nunca tem demasiadas luzes acesas. Mesmo quando não está em casa. A iluminação inteligente costuma estar disponível em cores diferentes. A utilização de um tom de cor quente também faz com que a divisão pareça imediatamente mais quente. E não é necessário ligar de imediato o aquecimento quando o tempo começa a esfriar.

Iluminação com sensor

A iluminação exterior não tem de estar sempre acesa, como é óbvio. É um desperdício quando não está a ser utilizada. A iluminação com detetores de movimento assegura que a luz só acende quando é necessário. A lâmpada desliga automaticamente após alguns segundos, quando já não deteta movimento. 

 

Iluminação solar

Gerar energia com o sol: não há nada mais sustentável do que isto! A nossa iluminação solar exterior assegura a iluminação do seu jardim de uma forma eficiente em termos energéticos. A lâmpada converte os raios de sol em energia, iluminando o seu jardim assim que escurece.

 


Sobre a etiqueta energética

Antes de comprar um aparelho elétrico, verifique sempre a etiqueta energética. Isto porque a etiqueta indica o consumo de energia em kWh por 1000 horas. A etiqueta energética pode ser um fator decisivo na compra de um produto. Na verdade, pode poupar muito dinheiro quando opta por um produto com uma etiqueta mais verde. Gostaria de saber mais sobre a nova etiqueta energética da Comissão Europeia?


Um interior iluminado

Parece óbvio, mas talvez tenha escapado à sua atenção. Um interior iluminado! Ao utilizar cores claras, necessita de menos luz, o que resulta num consumo reduzido de eletricidade. É assim que funciona. As cores mais escuras absorvem a luz, ao passo que as cores claras a refletem. Além disso, um interior iluminado parece mais espaçoso. Uma situação vantajosa para ambas as partes!

As cores claras quentes proporcionam um interior acolhedor

É tudo uma sensação de aconchego! Sabia que se selecionar uma fonte de luz com uma baixa contagem de Kelvin, ela parece automaticamente mais quente? O seu cérebro engana-o, fazendo-o pensar que a divisão está mais quente por causa da cor clara. Uma forma muito simples, mas eficaz de fazê-la parecer mais quente!

Abajures de vidro ou claros

Os abajures de vidro ou claros também podem contribuir para um maior aconchego no interior. Ao escolher um abajur esbranquiçado ou bege, por exemplo. Ou ao colocar uma fonte de luz Kelvin baixa num abajur de vidro. É altamente visível e uma cor clara quente também contribui para uma sensação de maior aconchego!


Bespaartips

Naast dat je milieubewust bezig bent, kan verlichting dus ook een belangrijke bijdrage leveren aan het terugdringen van het stroomverbruik en daarmee de energierekening. Maar wat kun je verder nog doen om je interieur zo energie efficiënt mogelijk in te richten?

 

Lees meer

Perguntas frequentes

 

  • O LED é mais eficiente do que o halogéneo?

Sim, uma lâmpada LED consome, em média, 10 vezes menos energia do que uma lâmpada de halogéneo para produzir a mesma quantidade de luz. Em comparação com uma lâmpada incandescente, isso é 25 vezes mais!

 

  • Por que motivo é que a iluminação LED por vezes vem com uma etiqueta energética E, F ou G?

Muita coisa mudou desde novembro de 2021 relativamente a etiquetas energéticas. Alguns produtos costumavam ter uma etiqueta A++, uma etiqueta que já não existe. As lâmpadas que anteriormente tinham uma etiqueta A+ podem agora estar abrangidas pela etiqueta C. Isto porque as diretrizes foram atualizadas, uma vez que os produtos energeticamente eficientes estão a evoluir rapidamente e a União Europeia quer encorajar as empresas a permitir que os produtos se desenvolvam em condições sustentáveis.

 

  • Quais as lâmpadas que utilizam menos eletricidade?

As lâmpadas LED são as fontes de luz mais eficientes do ponto de vista energético que existem.